FIQUE POR DENTRO

sábado, 5 de abril de 2025

Prevenir para não remediar: a importância dos check-ups regulares



CEJAM e Pague Menos destacam exames preventivos como principais aliados à saúde; De acordo com o IBGE, 70,6% dos brasileiros não realizam check-ups regularmente; Adultos saudáveis precisam realizar avaliações médicas a cada 1-2 anos, começando aos 18 anos

Criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1948, o Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril. É uma oportunidade para reforçar a importância dos cuidados com o bem-estar físico e mental. A realização de uma avaliação médica completa regular é fundamental para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, mas apesar disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 70,6% dos brasileiros não realizam check-ups regularmente.

De acordo com a Dra. Carolina Romero, Médica da Família e Comunidade do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", o diagnóstico precoce possibilita a detecção de doenças, prevenção de complicações e ajuste de tratamentos para condições crônicas já existentes. “A realização de exames preventivos aumenta a longevidade e qualidade de vida. Isso porque, o diagnóstico precoce pode aumentar a taxa de sobrevivência em doenças como câncer, doenças cardíacas e infecciosas, podendo reduzir também a gravidade, minimizando os sintomas e complicações, e, principalmente, aumentar a eficácia do tratamento, uma vez que permite iniciá-lo o mais cedo possível”.

A especialista orienta que a frequência ideal para as avaliações médicas varia de acordo com a idade, sexo e histórico médico de cada indivíduo. Em geral, as recomendações são:Crianças: Avaliações mensais até o primeiro ano de vida, bimestrais até o segundo ano de vida e anuais até os 18 anos de vida.
Adultos saudáveis: Avaliações médicas a cada 1-2 anos, começando aos 18 anos.
Adultos com fatores de risco: Avaliações médicas a cada 6-12 meses, se houver fatores de risco como hipertensão, diabetes ou doenças cardíacas.
Mulheres: Avaliações ginecológicas anuais, começando aos 21 anos.
Homens: Avaliações urológicas anuais, começando aos 50 anos.
Idosos: Avaliações médicas a cada 6-12 meses, começando aos 65 anos.

Onde realizar check-ups regulares

A população tem acesso a check-ups e exames preventivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece uma variedade de serviços – tendo como porta de entrada as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além disso, a Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil, atenta à importância da acessibilidade à saúde, conta com o Clinic Farma, consultórios farmacêuticos da rede, disponíveis em mais de 1.100 lojas pelo Brasil. O Clinic Farma, oferece diversos serviços farmacêuticos que incluem aferição da pressão arterial, exame de glicemia, avaliação corporal, vacinação e até exames de análises clínicas para rastreio precoce de possíveis problemas por um preço acessível para todos, como o exame de hemoglobina glicada, capaz de ajudar no rastreio de Diabetes, por exemplo. Além desse, a rede oferece uma ampla gama de exames, incluindo perfil lipídico (colesterol), HIV/sífilis, tipagem sanguínea, dengue, malária, Covid e Influenza, chikungunya, PSA, hepatite C, zika, Beta HCG (Gravidez), Vitamina D, anemia, entre outros.

A Pague Menos também conta com as "Quartas da Saúde", uma iniciativa que visa ampliar o acesso à saúde para a população por meio da gratuidade em diversos serviços, como exame de glicemia e outros procedimentos. Somente em 2024, a rede registrou mais de 5,4 milhões de atendimentos, incluindo os serviços de exames, vacinas, aplicação de injetáveis, dentre outros, reforçando seu papel na democratização do acesso à saúde.

Dentro do consultório Clinic Farma, com o suporte especializado do farmacêutico, os clientes também têm acesso à teleinterconsulta, permitindo que relatem seus sintomas para um médico por meio de uma videoconferência. “Se houver uma inflamação na garganta, por exemplo, o médico clínico geral pode prescrever um antibiótico por meio de uma receita eletrônica, e a jornada do cliente pode ser resolvida dentro da farmácia em questão de minutos”, ilustra Socorro Simões, diretora do Hub de saúde da Pague Menos. Essa abordagem primária visa simplificar o acesso à saúde e resolução, sem renunciar à qualidade e assertividade, tornando prática a obtenção de cuidados de saúde adequados.

"Acreditamos que a saúde deve ser acessível a todos. E pelo Clinic Farma, oferecemos serviços que complementam o atendimento médico e auxiliam na prevenção e no acompanhamento de diversas condições de saúde, sendo um aliado direto ao sistema público de saúde. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, oferecendo soluções completas para o cuidado com a saúde. Temos um compromisso especial com aqueles que necessitam de um cuidado contínuo, garantindo acompanhamento próximo, suporte e orientações personalizadas para que sigam seus tratamentos com segurança e qualidade de vida. No Clinic Farma, estamos ao lado dos nossos clientes em cada etapa da jornada de saúde, fortalecendo o cuidado dia após dia.", completa Socorro.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma

A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com 1.649 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 26 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, atualmente a rede é o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de 1.100 unidades de consultórios farmacêuticos do Clinic Farma em todas as regiões do país.

***

    ⭐️ Receba seu pack de cupons de R$300 agora! 
Clique aqui 👉 https://temu.to/k/u6xml428nc2 
ou busque acv608898 no aplicativo da Temu para receber 💰30% de desconto! 
Ganhe 💰R$300 diretamente no aplicativo da Temu, aqui:
 https://app.temu.com/m/muv5bvn58tn
Mais uma surpresa para você! 
Clique em https://temu.to/k/u0mts0ob996 ou 
pesquise inb028097 para ganhar juntos comigo🤝!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.