FIQUE POR DENTRO

Divulgue sua empresa para 5 mil contatos

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Campanha Nacional da Voz agiliza quase 3 mil exames em 22 estados




Patrocinada pelo Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, iniciativa também conta com ações focadas em públicos específicos, a exemplo de docentes e tabagistas


Com objetivo de alertar a população sobre a importância de se prevenir contra as doenças que afetam o sistema fonatório, a Campanha Nacional da Voz segue até o próximo dia 31 de julho, oferecendo exames gratuitos de laringoscopia em 22 estados da federação. Os interessados em receber o atendimento gratuito devem se cadastrar através do site bocaegarganta.com.br. Caso confirmada alguma alteração, o paciente é encaminhado para o atendimento especializado em unidades públicas cadastradas.

Desde o início da campanha, em abril, quase 3 mil atendimentos já foram agendados por meio da iniciativa - que tem o patrocínio do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia e é organizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Desse total, mais de 500 já foram realizados.

Ações de conscientização, focadas em públicos específicos, também estão sendo realizadas durante o período. Nesta quinta-feira (15), docentes e profissionais de saúde bucal participaram de um bate-papo com o Dr. Domingos Tsuji - uma das maiores referências neste segmento, no Sesc Vila Mariana.

O encontro também teve a participação da fonoaudióloga Bruna Rocha. Juntos, eles expuseram aos presentes uma série de questões que envolvem a saúde da voz; tiraram dúvidas e ensinaram técnicas de aquecimento e relaxamento das pregas vocais.

"O uso excessivo da voz acaba provocando lesões nas cordas vocais, o chamado fonotraumatismo. É um problema que, na maioria das vezes, é sanado com descanso e hidratação, mas é importante estar atento. Rouquidão que persiste em mais duas, três semanas, é sinal de alerta. O sintoma mais clássico de câncer de laringe é justamente a alteração da voz", enfatizou Dr. Tsuji, lembrando que o Brasil é um dos países com maior taxa de diagnósticos da doença. "Embora a curabilidade seja alta, é fundamental o diagnóstico precoce e isso nem sempre acontece.”

Na mesma linha, a fonoaudióloga destacou a importância da hidratação como principal forma de evitar lesões nas pregas vocais e também ensinou técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz. "O autoconhecimento é fundamental para avaliarmos possíveis alterações. Os exercícios de fonação contribuem muito para isso e servem como indicativo importante em casos de alteração que precisam ser investigados”, afirmou Bruna.

Anos de docência e rouquidão crônica

O bate-papo foi mediado pelo biólogo Octávio Weber, que atualmente compõe a Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc, e tem um histórico de problemas relacionados ao sistema fonatório.

No início dos anos 2000, após 11 anos atuando como professor em escolas da rede pública e privada, ele passou a ter rouquidão crônica. "Tive uma fissura nas pregas vocais que, mesmo tratada, até hoje ainda compromete minha voz. Uma das causas, acredito eu, foi justamente a falta de hidratação. Antigamente, os professores eram orientados a não tomar água em frente aos alunos. O entendimento era de que isso despertaria sede neles e, por isso, pediriam para sair da sala.”

Pesquisa do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinprosp), em parceria com o Centro de Estudos da Voz, aponta que 63% dos professores já tiveram problemas com a voz. No setor público, dados do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP (Apeoesp) indicam que a perda de voz é um dos motivos que mais justificam o afastamento de professores por questões médicas.

Campanha Nacional da Voz


Lançada no último dia 10 de abril, a Campanha Nacional da Voz segue até o dia 31 de julho com ações em todo o país, focadas nos mais variados públicos. O objetivo é alertar a população sobre os principais cuidados com a voz e sobre a importância da prevenção de doenças vocais.

O Hospital Paulista é o patrocinador oficial da campanha, que tem como organizadores a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui quase cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia, assim como um Ambulatório de Olfato e Paladar, especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com perda total ou parcial dos sentidos. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.