Obras no ‘Itaquerão’ beneficiarão cinco milhões de habitantes da região Leste; término do complexo está previsto para março de 2014
O governador Geraldo Alckmin iniciou nesta quarta-feira, 12, as obras de implantação do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera, na zona leste da capital, com término previsto para março de 2014.
“O legado para a região vai ser muito grande, porque essas obras todas do Complexo Viário são para a cidade; novas avenidas, passarelas, todas são obras permanentes”, ressaltou Alckmin, ao informar que o cronograma terá um controle rigoroso.
O Consórcio Viário Zona Leste, formado pelas construtoras OAS e S/A Paulista, venceu a licitação das obras, oferecendo um desconto de 27,8% ao orçamento inicial de R$ 355 milhões. A proposta vencedora, de R$ 257 milhões, representou economia de R$ 97,8 milhões ao Tesouro Paulista.
A economia obtida na licitação possibilitou, para uma segunda etapa, a inclusão das novas obras do Itaquerão, como as alças da Jacu-Pêssego e a maior passarela de São Paulo, que já se encontram em processo de licitação pela Companhia.
O Tesouro do Estado investe no complexo viário R$ 345,9 milhões e a Prefeitura de São Paulo, R$ 132,3 milhões. O total previsto no convênio para o empreendimento é de R$ 478,2 milhões.
Serão realizadas as seguintes obras e serviços nesta primeira etapa:
1 -Nova avenida de ligação Av. Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos;
2 -Nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury;
3 -Adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera;
4 -Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).
Benefícios
A nova avenida no sentido Norte e Sul interligará as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder. O conjunto de viadutos a ser instalado sobre os trilhos do Metrô e CPTM permitirá uma transposição fácil da porção Norte à Sul do bairro, que hoje não conta com um viário apropriado.
A nova avenida ligando a Av. Itaquera à Av. Miguel Inácio Curi facilitará o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera, a partir da Avenida Itaquera e da Avenida Líder. A via expressa, executada em mergulho (pista subterrânea) na Radial Leste, segregará o transito local do trânsito de passagem, que será alocado em via expressa.
O Complexo Viário Polo Itaquera implementará uma nova dinâmica ao bairro, beneficiando diretamente os cerca de 2,4 milhões de habitantes somente do extremo Leste da cidade, e os 5 milhões de moradores da região Leste. Além de melhorar a acessibilidade, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de moradores que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.
Novas alças e passarela
As novas alças, avaliadas em R$ 75 milhões, facilitarão a interligação entre a Nova Radial (Avenida José Pinheiro Borges) e a Avenida Jacu Pêssego, os dois principais eixos viários do extremo Leste, facilitando o acesso à Marginal Tietê e ao Rodoanel.
Com prazo de execução de 15 meses, as novas alças também melhoram a locomoção dos torcedores que passam pela região nos dias de jogos, criando uma alternativa pela Marginal Tietê e Rodoanel (por meio da Av. Jacu Pêssego), aliviando o tráfego na Radial Leste.
A maior passarela de São Paulo, ligando a ala Norte com a Sul de Itaquera, facilitará a circulação das pessoas que pretendem atingir o Polo Institucional e o estádio, com valor estimado em R$ 19 milhões. O dispositivo terá extensão de 185 metros, vão livre de 110 metros e seis metros de largura. Além da Arena Corinthians, Itaquera receberá uma série de outros equipamentos públicos, como fórum, Fatec, Etec, Senai, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Convenções e polo tecnológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.