
A primavera também é uma estação considerada favorável para procedimentos estéticos. Trata-se de um período no qual ainda ficamos menos expostos ao Sol, fator que beneficia a recuperação do paciente.
Nesta época os problemas com a transpiração da pele são menores o que, indiretamente, também contribui na recuperação, assim como no conforto do paciente, perante curativos e malhas elásticas necessárias em alguns casos no pós-operatório.
Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que um público muito expressivo é o oriental,

A ocidentalização de pálpebras é a mais procurada pelos orientais. Essa cirurgia ameniza a aparência de olhos "puxados", ou "rasgados", o chamado olhar oriental. Dra. Edith comenta que este olhar deve-se a vários fatores. Um deles é o arcabouço ósseo da face que apresenta poucas protuberâncias, fazendo com que o globo ocular fique mais saliente do que nos ocidentais.

Um procedimento estético bem procurado é o peeling, que consiste em destruir a camada da epiderme e a camada superficial da derme, promovendo a restauração da pele, com o objetivo de regularizar e tratar as imperfeições que existem na superfície.
Contudo, alguns cuidados são necessários, especialmente com a pele oriental. "Para se aplicar um peeling em pele oriental, é exigido um conhecimento abrangente de todos os aspectos, os quais devem ser analisados para se ter um tratamento personalizado, que será eficaz e significativo", alerta a especialista.
A cirurgiã acrescenta que a pele da maioria dos orientais se enquadra no Fototipo IV, de acordo com o autor FitzPatrick, que fez a classificação baseado na reação da queimadura solar em cada pele. "O fototipo IV queima muito pouco, bronzeia fácil e moderadamente e tem maior propensão de ficar manchado".
Dra. Horibe esclarece que deve ser feito um preparo prévio da pele para obter melhores resultados, evitando o aparecimento de manchas na pele ou o clareamento excessivo.
Vale ressaltar que ponto da consulta, talvez o mais importante é o diagnóstico para verificar o melhor tratamento da pele. "Em alguns casos recomenda-se o peeling em conjunto com uma cirurgia plástica, por exemplo, a fim de corrigir não somente problemas de excesso de pele e flacidez muscular, mas também imperfeições da pele", comenta a cirurgiã plástica.
"Para se fazer a associação desses procedimentos, é importante que o profissional tenha domínio completo dos respectivos métodos e assim realizar uma adequada associação. Para se ter um diagnóstico mais preciso são necessários conhecimento e experiência e, principalmente, bom senso, pois essas técnicas exigem limites determinantes em cada aplicação", finaliza a Dra. Edith Horibe.
*
*
*
Publicidade:

Boa tarde qual o nome da Cirurgia de "Ocidentalização" para Orientais ?
ResponderExcluirBLEFAROPLASTIA , É O NOME DESSA CIRURGIA (:
ResponderExcluirBeijos da Dr. Jeice Carvalho :*
Gostaria saber o endereço e telefone da Dra Edith Horibe, e qual o custo dessa cirurgia?
ResponderExcluirobrigada!