O sucesso de qualquer estabelecimento é a confiança e aproximação entre o proprietário e o seu público.
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Montar um negócio parece simples, mas mantê-lo aberto, fidelizar clientes, evitar o turnover e obter lucro é uma das tarefas mais difíceis dentro de uma organização, ainda mais quando falamos de um salão de cabeleireiro, que depende quase que única e exclusivamente do trabalho dos profissionais para que tudo isso aconteça.
Já parou para pensar quem é o patrão destes estabelecimentos? O profissional risca a agenda quando quer, atende os clientes que achar necessário, dá o desconto que achar interessante, fica com grande parte do valor do serviço, com comissões que variam de 50%, 60% ou até mesmo 70%, e deixa o proprietário do salão com algum dinheiro para pagar água, luz, telefone, recepcionistas, gerentes, café, taxas de cartão de crédito, impostos, toalhas, shampoo e etc.
Então, o que fazer? Alexandre Cantinho consultor de gestão de negócios explica que o proprietário possui duas opções: se conformar com essa situação ou revertê-la, de modo que o profissional seja uma peça importante, mas que não seja o único responsável pelos lucros do estabelecimento.
Se manter sempre próximo do cliente, entender os seus desejos e necessidades, torná-lo uma pessoa especial e proporcionar atendimento de qualidade no tempo e no prazo estipulado, são extremamente importantes para o sucesso do salão. “Mas isso deve ser feito pelo dono ou pelo gerente e não apenas pelo profissional. Conhecer e proporcionar aos seus clientes as coisas que ele gosta, farão com que o seu espaço seja bem quisto.” – garante.
Muitas vezes o cliente se torna fiel ao profissional, acompanhando-o para onde ele for, o que significa que o lugar que ele frequenta é o menos importante. O que na verdade, não deveria ser. Apresentar outros serviços, proporcionar descontos estratégicos e estar sempre aberto a críticas e sugestões gera confiança, fator determinante para fidelização do seu público.
Ou seja, entender a importância de ter um profissional qualificado e preparado para atender a sua clientela, colocá-lo a par de todas as decisões, saber cuidar do cliente (antes, durante e depois) e manter um programa especializado para armazenamento da frequencia dos clientes, serviços utilizados e consumo médio, farão com que você consiga mensurar a quantas anda o seu salão, quais estratégias deverão ser adotadas, quais serviços deverão ser aprimorados, entre outras.
Só assim, você poderá entender a necessidade dos seus clientes, repassá-las aos seus profissionais e melhorar a qualidade dos serviços, obtendo maior lucro e menor rotatividade entre funcionários e clientes.
Sobre Alexandre Cantinho
Alexandre Cantinho é formado em Análise de Sistemas na universidade Mackenzie, Alexandre Cantinho atua há mais de 12 anos como consultor de gestão de negócios, auxiliando as pequenas, médias e grandes empresas (na área de beleza e estética); desde a abertura do negócio, escolha de ponto, valores a serem praticados no estabelecimento, definição de público alvo, aquisição de material, quantidade de profissionais a serem contratados, treinamentos, consultoria e análise de faturamento, perda de clientes, fidelização, entre outros problemas que podem ser encontrados na inexperiente administração.
O consultor possui em seu portfólio os principais salões de cabeleireiros e clínicas de estética, como Studio W, MG Hair, Mauro Freire, Jacques Janine, Studio DELL (Cuiabá), Loft, M Get, Maison Payot, entre outros.
http://www.square.com.br/
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Montar um negócio parece simples, mas mantê-lo aberto, fidelizar clientes, evitar o turnover e obter lucro é uma das tarefas mais difíceis dentro de uma organização, ainda mais quando falamos de um salão de cabeleireiro, que depende quase que única e exclusivamente do trabalho dos profissionais para que tudo isso aconteça.
Já parou para pensar quem é o patrão destes estabelecimentos? O profissional risca a agenda quando quer, atende os clientes que achar necessário, dá o desconto que achar interessante, fica com grande parte do valor do serviço, com comissões que variam de 50%, 60% ou até mesmo 70%, e deixa o proprietário do salão com algum dinheiro para pagar água, luz, telefone, recepcionistas, gerentes, café, taxas de cartão de crédito, impostos, toalhas, shampoo e etc.
Então, o que fazer? Alexandre Cantinho consultor de gestão de negócios explica que o proprietário possui duas opções: se conformar com essa situação ou revertê-la, de modo que o profissional seja uma peça importante, mas que não seja o único responsável pelos lucros do estabelecimento.
Se manter sempre próximo do cliente, entender os seus desejos e necessidades, torná-lo uma pessoa especial e proporcionar atendimento de qualidade no tempo e no prazo estipulado, são extremamente importantes para o sucesso do salão. “Mas isso deve ser feito pelo dono ou pelo gerente e não apenas pelo profissional. Conhecer e proporcionar aos seus clientes as coisas que ele gosta, farão com que o seu espaço seja bem quisto.” – garante.
Muitas vezes o cliente se torna fiel ao profissional, acompanhando-o para onde ele for, o que significa que o lugar que ele frequenta é o menos importante. O que na verdade, não deveria ser. Apresentar outros serviços, proporcionar descontos estratégicos e estar sempre aberto a críticas e sugestões gera confiança, fator determinante para fidelização do seu público.
Ou seja, entender a importância de ter um profissional qualificado e preparado para atender a sua clientela, colocá-lo a par de todas as decisões, saber cuidar do cliente (antes, durante e depois) e manter um programa especializado para armazenamento da frequencia dos clientes, serviços utilizados e consumo médio, farão com que você consiga mensurar a quantas anda o seu salão, quais estratégias deverão ser adotadas, quais serviços deverão ser aprimorados, entre outras.
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