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sábado, 8 de agosto de 2009

Ações brasileiras na área de educação recebem prêmio internacional

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Prefeituras serão contempladas, no próximo dia 10, em evento promovido pela LEGO Education, na Dinamarca
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Pela primeira vez, ações desenvolvidas no Brasil na área de educação terão seu trabalho reconhecido no “Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica”, premiação mundial promovida pela LEGO Education, em reconhecimento às melhores práticas de pedagogia de projetos em educação. As prefeituras de Camaçari (BA), Paulínia (SP) e Guarujá (SP) serão contempladas pelos resultados obtidos na implantação do método LEGO Education, que permite ao aluno vivenciar na prática a busca por soluções para problemas da vida cotidiana, utilizando recursos tecnológicos LEGO para construção de maquetes e robôs controlados por computador, adquirindo assim novos conhecimentos a partir das soluções encontradas.

Baseado nos quatro pilares para a educação do século 21 proposto pela UNESCO: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a aprender, o método LEGO Education está no Brasil há 10 anos, levando as escolas públicas e privadas soluções motivadoras de aprendizagem por meio do uso integrado de material de robótica educacional (bloco LEGO programável, motores, roldanas, engrenagens, sensores e blocos de montar) e uma metodologia de ensino inovadora e exclusiva.

O objetivo é fazer com que o aluno, além de absorver o conteúdo das disciplinas curriculares, desenvolva habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização.

De acordo com Marcos Wesley, presidente da LEGO Education no Brasil, a estratégia pedagógica de aprender por meio do fazer tem trazido resultados significativos para o grupo LEGO e as instituições premiadas foram as que apresentaram os melhores resultados, como aumento na freqüência escolar e motivação de alunos e professores. “Pela primeira vez ações como essa farão parte de nossa premiação internacional. O objetivo é que cada vez mais instituições sejam reconhecidas por seu trabalho”, destaca Wesley.

Entre as experiências premiadas, está a realizada pela Prefeitura do Guarujá (SP), onde alunos carentes foram classificados para a etapa mundial do Torneio Internacional de Robótica Educacional (FLL), e o Projeto de Cinema Stop Motion, da Prefeitura de Paulínia (SP), em que estudantes das escolas municipais criam filmes em LEGO por meio de oficinas sobre, animação, produção executiva e design. Já a Prefeitura de Camaçari (BA) será reconhecida pelos resultados obtidos com a implantação do projeto LEGO Zoom, que desenvolve atividades de robótica educacional integrada aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação.


A entrega do prêmio será realizada em Billund, na Dinamarca, no próximo dia 10 de agosto, e contará com a presença da Vice-Presidente Executiva do Grupo LEGO, Lisbeth Valther Palleesen, do presidente da LEGO Education no Brasil e do astronauta Marcos Pontes. Palestras sobre empreendedorismo e educação holística, visita à sede da empresa e ao museu falando da história da tecnologia estão na programação do evento.


Sobre a LEGO Education

A LEGO Education, divisão de educação do Grupo LEGO, atua em mais de 70 países. Presente no Brasil há 11 anos e atendendo mais de 1 milhão de estudantes em mais de 3 mil instituições, a empresa desenvolve soluções motivadoras de aprendizagem por meio do uso integrado de material de robótica e metodologia de ensino inovadora e exclusiva.

Com o método LEGO Education os estudantes não só absorvem o conteúdo das disciplinas curriculares como também desenvolvem habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização.

Todo material LEGO Education tem como base os quatro pilares para a educação do século XXI propostos pela UNESCO: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a aprender.
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