Um fator chamou-me a atenção nestes últimos meses: o número de solicitações para palestras e treinamentos motivacionais que temos recebido. Por que as empresas estão preocupadas com a motivação de seus colaboradores?
Analisando a questão, podemos perceber que a grave crise global tem preocupado nossos empresários e colaboradores. A ameaça de desemprego é uma constante na mente dos colaboradores o que pode afetar seu desempenho.
Segundo matéria publicada em 07/12/2008 no jornal O Globo “as projeções apontam elevação forte da taxa de desemprego, que encerrou outubro a 7,5% e deverá registrar percentual médio de até 9% no próximo ano. Isso significa que, em 2009, mais 365 mil brasileiros vão procurar uma vaga, elevando a 2,160 milhões o contingente de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país”.
A pergunta é: como está a motivação de nossos colaboradores em meio a notícias tão catastróficas?
Analisando a questão, podemos perceber que a grave crise global tem preocupado nossos empresários e colaboradores. A ameaça de desemprego é uma constante na mente dos colaboradores o que pode afetar seu desempenho.
Segundo matéria publicada em 07/12/2008 no jornal O Globo “as projeções apontam elevação forte da taxa de desemprego, que encerrou outubro a 7,5% e deverá registrar percentual médio de até 9% no próximo ano. Isso significa que, em 2009, mais 365 mil brasileiros vão procurar uma vaga, elevando a 2,160 milhões o contingente de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país”.
A pergunta é: como está a motivação de nossos colaboradores em meio a notícias tão catastróficas?
O que fazer para superar este período de crise e desemprego, e assim continuar a produzir, atender e vender mais e com qualidade?
Recentemente realizamos uma palestra motivacional sobre trabalho em equipe para a empresa VTV Digital num hotel em Campos do Jordão, ali percebemos o anseio e expectativa das pessoas em receber boas-novas apesar de tantas notícias ruins. Em duas horas de palestras percebemos como a auto-estima, motivação, comprometimento e trabalho em equipe contribuem para formação de um time de campeões.
Superar a crise é possível, mesmo em meio a tantas demissões e um futuro sombrio. Se olharmos para ela apenas como uma “crise” logo estaremos envolvidos e não conseguiremos enxergar possibilidades para superá-la. Quando realizamos uma análise interna de uma organização olhamos para dentro dela (seus processos, estrutura, pontos fortes e fracos), mas quando nos direcionamos para os fatores externos que podem influenciar positivamente ou negativamente nossa empresa a análise é mais ampla e muitas vezes imprevisível, cabendo a missão de monitorar o ambiente que circunda o negócio e suas operações.
Para superar a crise todos nós colaboradores, diretores e presidentes precisamos enxergar esta como uma oportunidade, e num verdadeiro “time” nos ajudarmos mutuamente, sabendo que o comprometimento e motivação de todos é fundamental para o sucesso.
A galinha olha numa visão limitada de seu território, mas a águia enxerga amplamente. Pessoas que trabalham desmotivadas, sem comprometimento, pensando apenas em seu salário ou comissões não fará nada para superar os momentos de dificuldades, são individualistas, sem compromisso com a equipe. Precisamos demonstrar aos nossos colegas, parceiros e clientes que é possível superar a crise com otimismo, motivação e comprometimento.
Algumas dicas para superar a crise e manter a motivação:
1. Lembre-se: uma ameaça pode ser uma grande oportunidade;
2. Saia na frente de seus concorrentes: reinvente-se;
3. Mantenha o entusiasmo e motivação influenciando positivamente clientes, amigos e colegas;
4. Comprometa-se com sua equipe e empresa;
5. Demonstre ao cliente que sua empresa não teme a crise, mas sim se reinventa a cada dia para superá-la e contribuir para que seus consumidores também façam o mesmo;
6. Trabalhe para superar as metas (alta performance);
7. Reinvente-se a cada dia e acredite que você vai vencer!
Em minhas palestras e treinamentos sempre falo que “parar de crescer é prenuncio de morte e não mudar tem mais probabilidade de dar errado do que mudar”. Saiamos da zona de conforto e medo, arregacemos as mangas e façamos a diferença em tempos de crise.
Aqueles que sobreviverem e criarem diferencial competitivo serão lembrados como case de sucesso, mas os que se deixarem ser derrotados serão logo esquecidos.
Supere a crise e comprometa-se com o sucesso!
* Márcio Silva é escritor, consultor de Treinamento & Desenvolvimento, palestrante a mais de 8 anos nas áreas de gestão de clientes, gestão de pessoas, vendas, motivação, planejamento estratégico e liderança. Autor do livro "Clientes por Todos os Lados" pela Editora Diário (SP), tendo como principais clientes: Volvo, Unimed, Shopping Center Uberaba, Vila Rica Imóveis, Kia Motors, Band FM, Centro Auditivo Surtel, e entre outros.
Visite nosso site: http://www.callcenter.net23.net/
Para palestras, convenções e treinamentos: (11) 3081-1156 Corporativa Brasil - Capacitação Empresarial
2. Saia na frente de seus concorrentes: reinvente-se;
3. Mantenha o entusiasmo e motivação influenciando positivamente clientes, amigos e colegas;
4. Comprometa-se com sua equipe e empresa;
5. Demonstre ao cliente que sua empresa não teme a crise, mas sim se reinventa a cada dia para superá-la e contribuir para que seus consumidores também façam o mesmo;
6. Trabalhe para superar as metas (alta performance);
7. Reinvente-se a cada dia e acredite que você vai vencer!
Em minhas palestras e treinamentos sempre falo que “parar de crescer é prenuncio de morte e não mudar tem mais probabilidade de dar errado do que mudar”. Saiamos da zona de conforto e medo, arregacemos as mangas e façamos a diferença em tempos de crise.
Aqueles que sobreviverem e criarem diferencial competitivo serão lembrados como case de sucesso, mas os que se deixarem ser derrotados serão logo esquecidos.
Supere a crise e comprometa-se com o sucesso!
* Márcio Silva é escritor, consultor de Treinamento & Desenvolvimento, palestrante a mais de 8 anos nas áreas de gestão de clientes, gestão de pessoas, vendas, motivação, planejamento estratégico e liderança. Autor do livro "Clientes por Todos os Lados" pela Editora Diário (SP), tendo como principais clientes: Volvo, Unimed, Shopping Center Uberaba, Vila Rica Imóveis, Kia Motors, Band FM, Centro Auditivo Surtel, e entre outros.
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